06 novembro 2012

Da responsabilidade

Não gosto de ir a shoppings aos fins de semana. Já repeti isso para mim várias vezes, para não me esquecer, mas há-de sempre acontecer qualquer coisa e acabo por ir lá parar lá nestes dias do demo, uma vez ou outra. Ou porque quero ir ao cinema ou porque é preciso comprar uma prenda de última hora ou porque tenho de ir comprar iogurtes ao supermercado. Ora acontece que neste último domingo caí no erro de ir lá. Como estava bom tempo, um pouco frio mas sol, pensei que não estaria tão mau como em dias de chuva, em que está completamente à pinha. Errado. Cheguei lá e as filas para entrar no parque estavam lá fora. Minutos para entrar, mais minutos e minutos para arranjar lugar, porque não havia um único lugar disponível e depois subir. Subir e... ver milhares de pessoas, a esbarrarem-se umas às outras, cheias de sacos e de vontade de esgotarem as lojas, tais eram as filas nas caixas. Depois percebi que o facto de ser início do mês ajudava, pois as pessoas ainda tinham dinheiro para gastar. O que me apoquenta mais no meio disto tudo é como é que as pessoas ainda vão assim para o shopping, gastar o que podem e o que não podem, muitas vezes. Já sei que vem para aqui alguém dizer que eu não tenho nada a ver com a vida dos outrs e eles gastam o dinheiro onde quiserem. Sim, é verdade. Até podiam forrar o caixote da areia do vosso gato com notas de 500€ e eu não ia ter nada a ver com isso. Mas mesmo assim, ia poder achar que era insensato. Como acho insensato que se vá logo no início do mês para o shopping estourar o dinheiro todo do mês. Não admira que já não tenham dinheiro no dia 10. Ah, mas tu também estavas no shopping. Sim, estava. Mas, para além de não ter comprado nada, não tenho uma família e filhos para sustentar, uma casa ou um carro para pagar. Cada um sabe de si e Deus sabe de todos, como o meu pai costuma dizer, mas realmente depois não fico muito surpreendida quando as pessoas vêm dizer que não têm dinheiro. Sinceramente, não acredito que TODAS aquelas pessoas estivessem assim tão necessitadas de uma carteira ou um casaco novo, ou que fossem todas ricas e o aumento do IRS anunciado não lhes faça diferença no final do mês. E não eram bens de primeira necessidade, as pessoas simplesmente habituaram-se a comprar. Comprar por comprar. E quem sou eu para falar, que muitas vezes faço o mesmo. Mas tenho sempre em conta as minhas responsabilidades. Espero que todas aquelas pessoas também o façam.

3 comentários:

Anónimo disse...

Até fevereiro jamais poderás ir a um shopping.

E se fores ao norteshopping, melhor levares roupa interior bem sem buracos porque a probabibildade de ires parar ao hospital é grande.

Eu quero acreditar que:
- a maior parte das pessoas vai apenas passear e ver coisas que não podem comprar.
- ver as decorações de natal outunal
- ver gajas boas

stantans disse...

eu é raríssimo ir a shoppings, mas quando vou é porque preciso de algo específico que só encontro lá (por ex a ultima vez fui ao norte shopping para ir à loja da vodafone com assistência técnica)

kiss me disse...

Este fim de semana o Continente estava a dar 50% de desconto em cartão em todos os brinquedos. Acho que isso + início do mês + aproximação do natal fez com que houvesse uma enchente geral.

Mas tens razão, as pessoas é que sabem de si, mas acredito que muita gente que viste a comprar, vai chegar ao dia 15 e vai dizer que já está "nas lonas".

utilizadores online