10 dezembro 2012

Do civismo

Não gosto de falta de civismo. Entristece-me e surpreende-me que, nos dias de hoje, ainda exista quem deite lixo para o chão sem qualquer tipo de constrangimento. Como se fosse normal, como se o chão fosse um grande caixote do lixo. Há um caixote do lixo pelo menos de 100 em 100 metros em todas as ruas. Porque não levar o lixo na mão uns minutos e deitar lá? Impressiona-me ainda mais quem deita lixo pela janela do carro. Embalagens, papéis, maços de tabaco, tudo. Eu não consigo, nem que seja um pequeno papel de rebuçado. A única coisa que eu deitava fora quando ia no carro eram caroços de maçã e deitava apenas para sítios com terra, porque são biodegradáveis. Há um pequeno jardim com bancos perto de minha casa e por vezes vão para lá jovens comer. E os porcos acabam de comer e deixam as garrafas de sumo no chão, apesar de ter um caixote do lixo enorme mesmo ao lado. Quem é que educa estes pequenos badalhocos? Nunca lhes disseram que o lixo não se deixa no chão? Já nem digo reciclar, apenas deitar o lixo todo num caixote indiferenciado. Quando eu vou fazer um piquenique, deixo tudo como estava, não deixo o meu lixo a enfeitar a paisagem. Devíamos ensinar as crianças desde pequenas a não sujar a via pública, para quando se tornarem adultos saberem para que servem aqueles caixotes verdes ou castanhos que estão agarrados aos postes.

3 comentários:

Cynthia disse...

Isso é das coisas q mais me irrita! As pessoas são tão porcas. Eu tento corrigir algumas, os meus amigos... os q ainda o fazem pq, felizmente, nem todos!! E já ouvi várias vezes a resposta "não vai fazer diferença, toda a gente faz" e fico completamente estupidificada. Mas q raio?? Isso é justificação para deixar tudo na merda??? Fico contente por, pelo menos, haver quem me oiça... o meu namorado, desde q está comigo, já aprendeu a não o fazer!

Anónimo disse...

e as beatas?

rosaasriscas disse...

Concordo plenamente! Eu também não consigo deitar um pequenino papel que seja para o chão!

utilizadores online