01 fevereiro 2012

Do conhecimento

Não gosto de me armar em sabichona. Porque não sou. Mas às vezes não tenho como não ficar admirada com a falta de conhecimento das pessoas. Ou se calhar não é assim tão grave e estou a exagerar. Nas últimas duas semanas, com pessoas diferentes, surgiu, por coincidência, o assunto 'Fausto' (num caso acerca do nome do futuro filho do Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, noutro acerca do adjectivo mefistofélico). Qual o meu espanto quando descobri que pelo menos cinco pessoas, que eu até tinha em boa conta, nunca tinham ouvido falar do Fausto. Houve até uma que respondeu 'Sim, conheço o Fausto, o cantor.' E até pode ter a ver com a minha formação de base; apesar de eu nunca ter estudado nada sobre Fausto ou sobre Goethe, é normal que tenha uma diferente apetência para conhecimentos na área literária, mas eu pensei que este era um mito sobejamente conhecido. Porque não é preciso ter lido o Fausto (eu própria tenho o livro, mas não li, é em verso...) para conhecer a história, é uma referência recorrente de livros e filmes e tudo. E não gosto de me armar em sabichona, mas acho que quando me disseram que não sabiam quem era devo ter feito inconscientemente aquela cara de enfado/espanto/impaciência que faço quando as pessoas são totós. Agora digam-me se o defeito é meu e se estou a ser presunçosa: vocês sabem quem foi o Fausto e qual é a sua história?

3 comentários:

Anónimo disse...

A média de conhecimento nao é tao elevada assim.
Eu tenho ideia da obra e do autor, mas nunca li. A esmagadora maioria das pessoas nem achará isso grave. Nao creio ser revelador de uma ignorancia atroz o facto de nao associar logo o nome à tragédia de Goethe. Essas pessoas saberao outras coisas e farao cara de enfado em outros temas que dominas menos. No fim está tudo equilibrado.

Xavi

Aflito disse...

O Fausto foi a primeira Lili Caneças da história.

Só que na altura não havia corporación dermoestética. :|

Alexandra disse...

Yep. E não tem nada a ver com o facto de ter tido uma suprema pancada em teenager pelo senhor que vai ser pai no novo "Fausto". Já agora, obrigado pela informação. :)

É um bocado estranho ler comentários teus noutros blogs - já me chamei Ma'at em tempos e num primeiro momento penso logo "O quê? Eu disse isto?!". E às vezes até podia ter dito, eheh...

utilizadores online