02 fevereiro 2012

Da vaidade

Não gosto do termo lusodescendentes ou derivados. Não é tanto a palavra em si que me aborrece, é o contexto em que é normalmente usada. É sempre para tentar mostrar que os portugueses afinal não são uma porcaria, como toda a gente pensa, mas também são pessoas de sucesso. Lembro-me sempre quando a Nelly Furtado ficou conhcida, sempre que se ouvia falar dela, lá vinha o apêndice 'luso-canadiana'. 'A luso-canadiana Nelly Furtado isto, a luso-canadiana Nelly Furtado aquilo', sempre numa de tentar provar que ela não era só canadiana; ela pode ser conhecida, mas isso tudo é por causa dos pais que são portugueses. 'Luso-descendente eleita Miss Venezuela 2010', 'A primeira parte do concerto de James Morrison vai ficar a cargo da luso-britânica Mia Rose'. 'Acidente mata seis luso-descendentes' - ok, afinal não é só para mostrar que são bem-sucedidos... Mas o termo em si irrita-me, seja em que contexto for usado. Não sei, para mim tem o efeito completamente oposto ao pretendido, lembra-me a tacanhez e pequenez típica dos portugueses.

4 comentários:

trollofthenorth disse...

Curiosamente, os luso-descendentes que conheço também não gostam nada de serem catalogados dessa maneira.

Então uma delas, diz que sempre que ouve isso, parece que lhe estão a chamar tuga de 2ª...

Rui Pi disse...

O único comentário que posso fazer é: concordo plenamente com o que dizes. Achamos que somos tão relezinhos que precisamos do pessoal que está lá fora para nos elevar o ego.

Unknown disse...

A questão é que se são luso-qualquer nacionalidade, implica que têm 2 nacionalidades. Luso-descendentes, implica que são filhos de tugas mas não necessariamente têm a nossa nacionalidade ... Quanto à nelly, tanto quanto saiba não é luso-canadiana, mas só luso-descendente ... A questão passa por tentar transmitir a ideia que a malta se aplicar também pode ter sucesso, como os que têm sucesso lá fora ...

Isa disse...

Sim, e normalmente só lhes chamamos isso quando eles têm sucesso, pq qd não são ninguém estamo-nos cagando, podem bem ser chineses, só.

e tb só se liga aos portugueses quando têm sucesso fora, porque em Portugal já lhes foi negada toda e qualquer oportunidade. aí faz sucesso e passa a ser a maior, haja em vista a Marisa e a Joana vasconcelos.
é nojento.

utilizadores online