06 fevereiro 2012

Da ineficácia

Não gosto daquelas bolinhas em rede para fazer chá. Não sei se estão a ver ao que me refiro. Umas bolas que se põe lá dentro as ervas e mete-se na caneca. Essa bolas são o maior engodo de sempre. Eu, inexperiente, cheguei a comprar duas. Depois percebi que vai acontecer sempre o mesmo, por mais bolas que compre. Aquilo começa a alargar e o chá sai todo. Bebemos erva, em vez de beber chá. Alguém conhece assim algum método que seja fácil e eficaz para fazer chá com ervas? O melhor chá vende-se ao quilo e não em saquetas da Lipton, por isso queria mesmo arranjar uma forma de o fazer rapidamente, sem ter de coar o chá vezes sem conta.

9 comentários:

MiG disse...

olá!
existem filtros proprios para chá... já se encontram em algumas lojas "portuguesas". se tiveres um aldi ao pé de casa vai lá... aí há http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://src.discounto.de/pics/Angebote/2010-08/78910/102371_Teefilter_xxl.jpg&imgrefurl=http://www.discounto.de/Angebot/Teefilter-78910/&usg=__tDxRxIWzNUhsiu5WA5cWlNEbjX0=&h=600&w=600&sz=38&hl=de&start=1&sig2=4neY6IlVJKeR2SeSH284bg&zoom=1&tbnid=lb8sF7Ky_uX0_M:&tbnh=135&tbnw=135&ei=Tr8vT5zbMI-r8QP0nKGLDw&prev=/search%3Fq%3Dteefilter%2Baldi%26um%3D1%26hl%3Dde%26sa%3DN%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1

Alexandra disse...

Podes comprar aquele bule lindo da Bodum...
http://www.bodum.com/pt/pt/shop/detail/1823-16/?navid=49
snif, snif, eu parti o meu e nunca mais fui a mesma.

becas disse...

Há uns bules no Ikea, que são bules normais, mas que tem um reservatório amovivel em rede onde se colocam as ervas. Depois é enfiar a rede dentro do bule, esperar, retirar a rede e é só beber.

A. disse...

sem ser original, recomendo o tipo de bules que aqui recomendaram - eu uso principalmente chá em folha.
sao bules com um dispositivo amovível com buraquinhos, onde se põem as folhas de chá, e que se retira quando está pronto. as folhas expandem à vontade, dando mais eficácia ao processo de infusao, e aumentando o sabor. tambem tenho desses que referes, e nesses o truque é só encher metade da bola.

trollofthenorth disse...

As únicas bolinhas que me lembro de ter comprado, e que até tinham ervas lá dentro, não recomendo. Chamavam-lhe bolota e dava cabo de uns quantos neurónios.

Actualmente sou gajo de saquetas. Pode não ser tão bom, mas como só gosto de chá preto, marcha qualquer coisa. Então se for Earl Grey...

Maat disse...

@MiG: isso dos filtros de chá se calhar é uma boa opção. nunca vi isso à venda em lado nenhum, tenho de procurar.

@Alexandra: ouch! 40€ por um bule...? se calhar continuo a beber erva :)

@becas: sim, eu sei quais são esses bules. aliás, eu tenho um desses, não sei bem onde, mas nunca usei, por pensar que não seria tão eficiente e por ter a desvanatgem de se ter de fazer uma grande quantidade de chá, não dá para fazer apenas uma chávena, acho eu. tenho de o procurar e experimentar.

@Luna: eu já só encho metade da bola, mas mesmo assim sai tudo. aquilo alargou e provavelmente nunca mais será eficaz. tenho mesmo de experimentar os bules, que até agora parece-me ser a melhor opção.

@trollofthenorth: eu também uso chá de saquetas, mas normalmente prefiro em folha. chá preto só se for com algum sabor. actualmente estou viciada no rooibos, especialmente com amêndoa.

Pusinko disse...

Procura em lojas gourmet,
Os filtros são de malha muito fina e não passa nada. Só usas 1 vez, cada caixa tem 200 e são baratos. Experimenta procurar também em supermercados estrangeiros tipo Aldi (como te sugeriram), Netto/Plus, Lidl.

Maat disse...

ai fdx, eu sou tão burra que pensei que Aldi fosse Lidl com typos :) (se forem como eu, que teclo a velocidade supersonica e depois parece que um gato se andou a passear no teclado, como já me disseram, era bem possível)
nunca ouvi falar desse supermercado... mas do lidl já. tenho de ver se encontro isso. se é barato, posso experimentar.

MiG disse...

olá! :)

aldi é outro supermercado alemao... com imensas coisas boas da alemanha! :)

pelo que vi no teu perfil, és do porto. entra no site do aldi www.aldi.pt, aí tens a opcao de ir a procura de lojas atraves do codigo postal.

eu antigamente trazia os filtros de chá da alemanha porque nao os havia cá! servem perfeitamente para fazer só uma chavena de chá como tb para fazer um bule cheiinho.

:)

utilizadores online