01 abril 2011

Do engano

Não gosto de mentiras. Nem gosto que me mintam. Eu sei que às vezes há mentirinhas piedosas, que não fazem mal a ninguém, tipo quando não queremos ir a um jantar e dizemos que já temos planos para esse dia. Mas as poucas vezes que faço isso morro de medo de ser descoberta e por isso evito ao máximo esta atitude. Como diz o ditado 'apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo' e é bem verdade. Já me mentiram algumas vezes e eu acabei por descobrir. Se calhar mentiram-me muitas mais e dessas não sei nem nunca vou saber. Mas as que descobri, não gostei. Não é bom saber que nos mentem ou que nos ocultam coisas, que estamos a ser enganados. Para mim, o não dizer ou ocultar está ao mesmo nível que mentir, porque no fundo a intenção é a mesma. Não é honesto. Por isso, mentir não faz parte de mim e não gosto de pessoas que o fazem, são pessoas sem carácter.

4 comentários:

Trinca disse...

Olá Maat,

Acho um bocadinho radical, que defina todas as pessoas que mentem, como pessoas sem carácter.

Obviamente que concordo que mentir não é de todo o melhor caminho, mas existem muitíssimas situações, e não somente para recusar convites, em que acaba por ser inevitável, "contornar" as coisas, não falamos de ENGANAR com maldade deliberada, mas falamos de situações diárias em que por vezes somos forçados a fazê-lo.

Compreenda, eu também não gosto de mentir, nem que me mintam, mas parece-me que as coisas não são só preto ou branco, se nunca mentes és honesto caso contrário não tens carácter, as pessoas e a vida, são muito mais complexas que a racionalidade impressa neste seu post.

Eu pelo menos acredito que sim.

Maat disse...

atenção, não estou a pôr as mentirinhas piedosas nesse mesmo saco. essas, apesar de também não serem totalmente correctas, acho desculpáveis. toda a gente já fez isso pelo menos uma vez na vida e não é por isso que deixa de ser boa pessoa.
estou a falar das mentiras intencionais e que têm como objectivo enganar as pessoas. não gosto de me sentir enganada, seja como for, e acho que quem o faz não está a ser correcto. eu prefiro sempre a verdade, por mais cruel que seja. mas compreendo isso das partes cinzentas :)

Isabel disse...

O meu lema é "a verdade é sempre mais fácil de lembrar". Não gosto de dizer mentiras, porque acho que uma leva a outra e no final a bola de neve pode ser esmagadora.
No entanto, a Trinca tem toda a razão, existem muitas escalas de cinzento.
Maat, por vezes os nosso valores são colocados à prova e por mais fortes que sejam as nossas convicções, nem sempre agimos de acordo. Falo por mim, porque se for para magoar alguém e destruir uma vida, prefiro ocultar (embora isso me corroa a alma).

Andorinha disse...

Olá Maat, gostei não só do texto como estou de acordo em género, grau e número. Não acho que ocultar seja menos grave que mentir. É a mesma coisa. Eu prefiro a verdade por muito que me doa no início, acho sempre que o que arde cura. Ocultar para não magoar alguém, pra mim, é cavar a sua própria cova, porque ao fim e ao cabo terás de mentir desmesuradamente para poder alimentar o que ocultas e toda a tua relação com a outra pessoa será suportada em falsidade. E acredita que a verdade virá sempre ao de cima e nessa altura o outro alguém não te vai perdoar meses ou anos de mentiras e muito menos ter em conta que tu sofreste ao fazê-lo. Mais sofrerá ele com a desilusão que vai ter ao saber que o tempo que passaram juntos foi todo ele uma mentira única.
Tens um blog muito bom Maat, gosto mesmo muito.

utilizadores online