14 janeiro 2011

Da (pseudo) iliteracia

Não gosto quando dou um typo, troco as letras ou outra coisa qualquer, e vem logo algum espertinho dizer 'afinal também dás erros'. Meus queridos, um typo é muito diferente de um erro ortográfico. Eu tenho uma certa tendência para typos pois sou muito descoordenada, em tudo e especialmente em teclados. Ponho letras a mais, troco letras, como letras, tudo isso. Claro que estamos a falar em ambientes mais descontraído, como falar com alguém no messenger ou no gmail, por exemplo. Agora quando é noutro contexto, por exemplo enviar mails ou escrever no blog, é óbvio que tenho mais cuidado. Agora por favor não me venham comparar 'goataste' com 'gostas-te'. São níveis completamente diferentes.

5 comentários:

Tolan disse...

Eu às vezes dou erros graves mas são lapsos porque escrevo sempre bem aquilo em 99% dos casos, é como se fosse um typo cerebral ou então por osmose. Eu costumo gozar com quem me escreve coisas como "vis-te o filme?" que é responder uma coisa do género "e tu vis-te-te ao espelho?" e aí o primeiro impulso é dizer que eu me enganei, demoram algum tempo a perceber a cena mas é mais pedagógico do que bloquear a pessoa que era o que eu fazia.

Maat disse...

esse é bom e até tem uma percentagem elevada de sucesso.
às vezes acontece-me também aquela situação que é quando falo com alguém que não tenho assim confiança para corrigir e esse alguém escreve uma palavra mal, tipo 'tenho de comprar simento' e depois eu escrevo 'cimento para o chão da garagem?' e penso 'será que vão pensar que eu é que não sei escrever?'.

Cinderela disse...

Padeço do mesmo mal no que se refere aos typos e à aversão aos erros ortográficos.

Rafa disse...

Há uns tempos escrevi um post sobre os erros ortográficos e em como não perco tempo a ler blogues de pessoas que não sabem escrever correctamente a própria língua. Foi um post em que tive mais de 30 comentários - um feito ali para os meus lados. A maioria concordou e partilhou as próprias ideias relativamente aos erros, mas também houve uns quantos a dizer que às vezes "com a pressa", pode falhar alguma coisa. Ora, eu tenha pressa ou não, não dou erros. Sei perfeitamente distinguir uma gralha (typo) de um erro por ignorância. E também defendo que é na escola primária que se aprende a escrever, pelo que a teoria de "há pessoas que não tiveram estudos" cai por terra.

Desculpa, fugi um bocadinho ao assunto inicial, mas isto para dizer que sendo uma grande picuinhas com ortografia, distingue-se perfeitamente uma distracção da ignorância.

abraço.

Maat disse...

a minha teoria é que as pessoas ficam fulas quando alguém lhes aponta um erro e não conseguem lidar com isso racionalmente. então armam-se em picuinhas e procuram qualquer coisinha por mais pequena que seja para se vingarem, nem que seja um typo. como quem diz 'eu sou burra, mas tu também és'. muito baixo e desesperado...
eu não me importo que me corrijam. prefiro passar por burra uma vez do que sê-lo a vida toda.

utilizadores online