19 março 2013

Do disfarce

Não gosto de consultores. Os consultores são uma praga dos tempos modernos. Suponho que o problema não seja meu e que as outras pessoas já tenham reparado, mas corrijam-me se estiver errada. Hoje em dia, para qualquer trabalho, por mais 'humilde' que seja, as pessoas gostam de dourar a posição como sendo 'consultor' de qualquer coisa. É ver consultores de segurança, consultores comerciais, consultores de inovação, consultores de tudo. Parece que há uma vergonha generalizada de se dizer que somos contabilistas, por exemplo, e então passamos a ser consultores financeiros. Os vendedores de coisas em geral são agora consultores comerciais. Provavelmente ficará muito melhor no currículo escrever consultor de recursos humanos do que técnico de recursos humanos; os técnicos são subalternos, os consultores são grandes estrategas do nosso tempo. E depois ainda dividem em consultor junior e senior. Quem está há um mês a vender máquinas para agricultura, é consultor agrícola junior... Fico um bocado aborrecida com estas estratégias do mundo moderno.

3 comentários:

Mary disse...

Eu cá sou técnica e ainda por cima estagiária, ou seja ainda estou um nivel abaixo de um consultor junior... Vida triste esta de ser subalterno!

Na Província disse...

Não tinha pensado nisso, heheheh, eu sou consultora gestão de qualidade desde 1998:) :)
Um beijinho

Anónimo disse...

Consultor = Pessoa qualificada que, junto de uma empresa, dá pareceres e trata de assuntos TÉCNICOS da sua especialidade.

Técnico = Pessoa que conhece a fundo uma arte, uma ciência, uma profissão.

Parece que a diferença deveria ser se a pessoas faz parte ou não da empresa

utilizadores online