09 janeiro 2013

Da orientação

Não gosto de pessoas que não sabem nomes de ruas. Quando estou a tentar explicar onde é algum sítio, é muito mais cómodo referir-me às ruas pelo seu nome. 'Sim, segues por Sá da Bandeira, depois viras à esquerda em Fernandes Tomás e vais dar à Trindade.' Tudo muito simples. O pior é quando estou com pessoas que não sabem os nomes de ruas nenhumas. 'Sim, na praça sobes por aquela rua. Aquela que tem o teatro e um Subway mais à frente. Sim, essa. Depois viras à esquerda nos semáforos à beira do Bolhão. Não, os segundos, perto da paragem do metro. Depois andas sempre a aparece-te um parque de estacionamento do lado direito e é aí.' Ora vejam a diferença entre estes dois trechos e o desperdício de tempo, palavras e recursos para explicar a mesma coisa. É muito mais difícil explicarmos onde ficam sítios através de direcções e pontos de referência. Confesso que eu posso ser um bocado obcecada com este assunto. Conheço muito bem a baixa do Porto, por exemplo, sei o nome de quase todas as ruas mais conhecidas e acho estranho quando falo com alguém que não sabe onde é a rua de Camões. É óbvio que nem eu nem quase ninguém conhece o nome de TODAS as ruas por onde se movimenta. Mas acho normal sabermos pelo menos o nome das ruas principais, das mais conhecidas, pelo menos. Pessoas, vamos lá a perder algum tempo no Google Maps, ou a olhar para as placas quando vão na rua, para aumentar o vosso conhecimento (só isso por si já deveria valer a pena) e para facilitar a comunicação com pessoas obcecadas com isso como eu.

6 comentários:

Ana disse...

Sou um bocado como tu. Conheço bem a minha cidade de Lisboa, e sempre fiz por saber os nomes das ruas ou, mais que não seja, o nome das zonas. Faz-me confusão falar com pessoal que mora na mesma cidade que eu e nunca sabe onde fica a rua x ou y.

Cynthia disse...

Lol, eu faço parte dessas pessoas, pode ser chato, eu sei. Mas nunca sei os nomes das ruas!

Morgana disse...

Eu sou o verdadeiro desastre! Tal como a Cynthia nunca sei nomes de ruas...

BeatrizCM disse...

Gostei do conceito do teu blogue! Vou continuar a ler!

RCA disse...

Mas diz-me, quando vais ao estrangeiro e pedes indicações, também sabes os nomes das ruas?

Maat disse...

RCA: óbvio que isso não se aplica a estrangeiros. não estouà espera que eles saibam o nome das ruas. besides, quando vou ao estrangeiro, levo um mapa :)

utilizadores online