17 julho 2012

Da igualdade

Não gosto de mobiliário moderno. Vamos a lojas de mobiliário e as mobílias modernas são todas iguais. Linhas rectas, cores escuras (castanho e preto, especialmente, e um ou outro apontamento de cor) e todas iguais. Por isso é que hoje em dia quem entra numa casa moderna, já as viu todas, não vale a pena perder tempo a ver mais. Tudo igual: cortinados iguais, tapetes iguais, sofás iguais, mobília igual. Será que as pessoas não têm originalidade para arranjar peças diferentes para decorar a sua casa? Ou será que toda a gente gosta da mesma coisa? Parece-me difícil acreditar nisto. Eu sei que com a chegada do IKEA a Portugal as casas uniformizaram-se um bocado, em termos de decoração, quer seja porque quase toda a gente compra lá tudo, por ser barato, ou porque as outras lojas fazem coisas semelhantes ao IKEA. Mas mesmo no IKEA, há outras alternativas à monotonia. Às vezes nem é preciso ser a mobília inteira. Basta uma ou outra peça para dar um ar diferente a todo o conjunto. Se calhar, o problema é meu, que embirro demasiado com este tipo de mobília, não nego, mas poça, as casas são todas iguais!

3 comentários:

' disse...

Concordo contigo. Também me chateia quando a mobília é toda da mesma linha, a mesa, as cadeiras, o móvel da sala, a mesa do café e a mesinha de apoio. Isso sim, faz com que seja possível entrar em duas casas e quase nem ver a diferença.

Vic disse...

Sabes a que deve o IKEA o sucesso? Ao crescente número de divórcios, ninguém está para gastar muito dinheiro a mobilar uma casa, quando há uma certa incerteza de quanto vai durar o casamente. Depois, ao fim de uns tempos, como o mobiliário é monótono e não podem chatear os móveis, o casal começa a chatear-se um ao outro até que acaba por se divorciar. Tás a ver? É uma espécie de pescadinha de rabo na boca.. :D

bikegirl disse...

Não concordo com ninguém, adoro mobiliário moderno e adoro mobiliário vintage, que não gosto de chamar antigo por não ter nada a ver com o de época ou pseudo-época, esse sim, é que eu detesto...
Claro que se deve misturar tudo para conseguir casas originais, únicas e diferentes da do vizinho, mas seja no ikea, na rua ao lado do caixote do lixo, ou na loja mais in de lisboa ou porto encontram-se peças de mobiliário, moderno ou não, para casas fantásticas e diferentes. Só é preciso ter imaginação. E é isso que falta na maioria das casas portuguesas!

utilizadores online