13 junho 2012

Da preguiça

Não gosto de exercício. Eu sou provavelmente a pessoa mais preguiçosa do mundo. Ok, se calhar não, aqueles americanos gordos que comem McDonalds todos os dias e arrastam-se em vez de andarem são piores que eu, mas vocês perceberam a ideia. Odeio exercício de qualquer tipo, apesar de já ter tido ao longo da vida, como qualquer pessoa normal, algumas incursões por esse triste mundo - natação quando era miúda, aikido e ginásio quando era adolescente. Exceptuando a natação, que durou cerca de 3 anos, o resto não durava mais que uns (poucos) meses. De resto, andava de vez em quando de bicicleta e ia caminhar, mas até isso já acabou. Mas, à semelhança de outros bloggers (Rachelet e Troll, por exemplo), que também abominavam exercício e acabaram por se render, também eu, Maat, me rendi. O verão aproxima-se, apareceram uns quilinhos novos depois do Verão passado e eis que é preciso tomar medidas. Fechar a boca e mexer-me. Comprei um stepper e tenho feito todos os dias 25 minutos daquilo. Provavelmente não é isso que me vai emagrecer, mas deve ajudar qualquer coisa. Ginásios nem pensar (tema para novo post) e correr está fora de quastão (com a asma, passado pouco tempo saltam-me os pulmões pela boca). Já perdi cerca de 2 kg e sinto as pernas mais resistentes (será que este é um termo que se aplica?), se bem que eu sempre tive músculos nas pernas, consequência de um ano inteiro a correr nas aulas de Educação Física do 10º ano, que ainda hoje me provocam pesadelos. Agora é preciso abdominais para a barriga e qualquer coisa para os braços. Resumindo, depois desta conversa toda, tenho feito exercício e nem é assim tão mau. Principalmente porque enquanto faço vejo as minhas séries e sempre não sinto aquilo como um desperdício de tempo. Quem diria, eu a fazer exercício todos os dias... O fim do mundo deve estar próximo (espero bem que não, senão ando a esforçar-me para nada).

6 comentários:

Vic disse...

Se morasses onde eu moro, tinhas mesmo que fazer exercício. Era só teres que subir esta rua :)

stantans disse...

eu não me rendo, apesar de também ter alguns kilinhos para abate. na minha cabeça, eles hão-de acabar por desaparecer sozinhos

Rachelet disse...

Tal como tu, também andei na natação (2 anos; desisti quando começámos com a mariposa porque não tenho força suficiente nos braços para vir cá acima respirar :P) e na aeróbica (1 ano) durante a adolescência e foi o máximo que condescendi para com o exercício físico, tirando a ocasional bicicletada.
Também eu me recuso a correr (nem que perca o comboio/barco/avião, whatever).
Todavia, faz hoje 3 semanas que tive um wake-up call ao tentar fazer a ponte (e falhar miservalmente).

Aderi recentemente a um ginásio (coisa que jurei jamais fazer, mas como vou com amigos, a coisa até ganha piada e temos sempre novo assunto de galhofa) e o personal trainer lá me fez uma avaliação e explicou alguns mitos que temos.

Por exemplo, tenho feito abdominais todos os dias (faz hoje 3 semanas) e, embora isso enrijeça os músculos, não é isso que te tira o pneu, porque os músculos ficam atrás dessa gordura. Tens de a queimar e isso só com bicicleta/corrida/elíptica, lamento informar. :(
O que noto é que, se fizer força nos abdominais, eles estão lá e mais rijos do que há 3 semanas, mas o dedo primeiro afunda-se na "bola" até lá chegar.

(E sim, o ginásio é tudo aquilo que pensamos e muito pior, mas se arranjares mais umas cobaias para ir contigo, ainda te ris e depois parece doer menos.)

Maat disse...

@Rachelet: eu já sabia disso dos abdominais. sei que enrijecem, mas não tiram a barriga. nunca percebi muito bem o que tínhamos de fazer para ficar sem barriga (sem incluir lipoaspirações). tu dizes-me correr e bicicleta... correr está fora de questão, bicicleta tenho de me esforçar para começar, que as primeiras vezes custam muito. depois de apanhar o jeito é na boa, mas o início... lembro que no ano passado, nos primeiros dias subia as escadas de casa de gatas, porque não me segurava de pé.
apoveita e pergunta ao tee personal trainer se o stepper ajuda alguma coisa, se enquanto estiver a fazer contrair os abdominais. assim poupas-me o balúrdio que isso custa :) (acho eu, nunca fui confirmar o preço ao certo).
e mesmo com todos esses argumentos, não me convences a ir ao ginásio. até porque não tenho ninguém que queira ir comigo. as pessoas que conheço que andam vão pra lá de madrugada e eu ainda não estou suficientemente louca (nem gorda) para acordar todos os dias 2h mais cedo.

Rachelet disse...

Acordar mais cedo? Jamais!
Alguns ginásios costumam estar abertos até às 23h, domingos e feriados incluídos e aquele a que vou é low cost, porque se me custasse mais de 20 euros, arrivederci!

Por 15 euros, o PT faz-te uma avaliação completa para saberes exactamente em que estado estás e o que tens de fazer para chegares onde TU queres. No meu caso, quero ganhar resistência, que não tenho (até pareço uma fumadora), perder o pneu na barriga e ter as coxas mais rijitas.
Como também odeio correr, o que faço é andar muito depressa a um ritmo certo. No meu programa, diz para fazer 3 vezes por semana 20 minutos de passadeira/bici/elíptica (é como um step) a determinada intensidade (que depois tem a ver com a tua frequência cardíaca, para não rebentares!) para queimar gordura, juntamente com outros exercícios mais de tonificação.

No teu caso, aconselho-te a fazeres um bom aquecimento (caminhada rápida durante 10 min) antes de pegares na bici e depois pedalares 10 min a uma velocidade que te pareça suportável. É normal que andes um ou dois dias dorida, mas tens de ver que estarás a usar músculos que estavam quase mortos. Insiste e ao fim de uma semana já notarás qualquer melhoriazita na tua resistência. Depois disso, é continuar para chegar à meta do pneu zero.

becas disse...

Ora aqui umas dicas de uma viciada em exercicio (sim ha malucas que se viciam em tortura/execicio).
O step é otimo como exercicio cardio vascular. Tudo o que eleva a pulsação é ótimo para queimar calorias e perder peso. Sim abdominais sempre contraidos. De preferencia não só durante o exercicio, mas todo o dia.
Para os braços, compra uns alteres com 1kg e enquanto estiveres no step junta os exercicio com os alteres. Nas caminhadas leva os alteres e vai simulando o movimento de trabalho de bicep (com os cotovelos encostados ao corpo movimentas o antebraço para cima e para baixo alternadamente). Isto vai acelerar ainda mais a pulsação e consequentemente a perda de massa gorda além de ajudar a tonificar.
Boa sorte e é não desistir.

utilizadores online