07 fevereiro 2012

Da exclusividade

Não gosto de irmãos. Gosto de ser filha única. Se calhar até gostaria de irmãos, se os tivesse, mas não tenho e não sinto falta. Odeio aquele ar de pena com que as pessoas olham para mim quando digo que sou filha única. Costumam dizer também que somos mimados, mas isso é só inveja, está provado. Não me parece que ser filha única seja assim tão mau. Aliás, sempre pensei nisso como uma vantagem. Tenho a atenção toda para mim. E antes pensava que se tivesse um irmão tinha apenas metade dos brinquedos, metade do quarto, metade de tudo. Assim não tive que dividir. Para além de que isso dos irmãos, lá mais para a frente, só serve para se chatearem quando os pais morrerem e tiverem de fazer as partilhas, é bastante típico. Comigo não haverá chatices, é tudo para mim. Eu gosto bastante de ser filha única. E todos os filhos únicos que conheço também gostam de ser filhos únicos. Por isso, pessoas, deixem-se desses olhares que nós dispensamos bem a vossa compaixão.

28 comentários:

trollofthenorth disse...

Já eu tenho um irmão mas sinto-me como se fosse filho único.
Temos 5 anos de diferença, mas toda uma existência a separar-nos.
Ter crescido a levar porrada dele também não deve ter ajudado.
Actualmente devo falar com ele 3 vezes. Nos anos um do outro, e no Natal.

Confesso que durante muito tempo isso me chateou, e às vezes não gosto de ver irmãos a darem-se bem.
Mas também podem ser ciúmes.

Curiosamente falo disso no meu post de hoje. :)

Maat disse...

pois, há também esse caso, de ter irmãos e ser igual a não ter, ou ainda pior do que não ter, porque não se dão bem.
por isso nunca tive desgosto por ser filha única. eram menos chatices e mais brinquedos.

eu já vi o teu post... mas te juro que não foi copiado! :) já estava aqui em draft há muito tempo. tenho provas! ehehe

trollofthenorth disse...

:)
Eu sei que não.

Os teus "Não gosto" são bons. Tenho vindo sempre cá lê-los.

Maat disse...

obrigada :)

Leonor disse...

Eu gosto de ter irmãs.
Cada uma é filha única: uma porque é a mais velha, outra porque é a do meio e a outra porque é a mais nova.
Não tive menos brinquedos. Nem menos mimos ou menos atenção.
Tive mais discussões, mais arrelias, mais cabelos puxados.
Mas tive e tenho ... mais pessoas que gostam de mim do fundo das entranhas. Elas as duas !

stantans disse...

eu por acaso sou filha única e adorava ter irmãos

TheWriter disse...

Eu sou "meia-filha-unica". Da parte materna irei herdar tudo, mas dado a minha situação ajudaria imenso ter um irmão mais velho, porque me faz falta uma figura masculina. Da parte paterna tenho uma irmã com 5 anos de diferença, e na mesma situação que eu. Portanto, do nosso pai não iremos ter nada, porque ele nada tem. Só desejava o irmão mais velho em algumas horas.

becas disse...

E se a filha única decide não ter filhos, ou seja,não dar netos? Além do olhar de pena por sermos filhas únicas, juntam-lhe umas faíscas cor de sangue a saltar dos olhos como se fossemos umas inuteis que estamos a acabar com a linhagem da familia!
Sei do que falo, sou única e sem filhos. Tarda atiram-me a uma fogueira.

Rachelet disse...

Estou como a Becas. Parece que nos atestam um certificado de indigentes, caramba!

Anónimo disse...

Aconsellho-te vivamente um psiquiatra ou mesmo um internamento compulsivo no Hospital Julio de Matos e fica la ate teres alguma coisa decente nesse cérebro!
Ate lá Nao escrevas mais. Nao poluas mais a internet.
Deves ser uma pessoa muito sozinha para desabafares tanta porcaria a um computador/ pessoas virtuais! Enfim...

Anónimo disse...

É pena que assim penses. Não sabes a riqueza que é ter mais uma pessoa a dar-te mimos e atenção para além dos teus pais... Não saberás o que é, quando os teus pais partirem, continuares a ter uma parte deles ao teu lado... Não sabes o que é dizer: posso perder tudo no mundo, mas sei que aquela pessoa estará lá SEMPRE para mim (e vice-versa). Não, não sou filha única nem gostaria de o ser; e sei do que falo porque todas as minhas primas o são e olham para mim e para o meu irmão como irmãos delas - estaremos lá para elas igualmente. E saber que essas pessoas existem, é das melhores sensações do mundo.
Para além de que todas as razões que deste para gostares de ser filha única são, realmente, razões egoístas. Um irmão ou uma irmã fizeram-te falta, sem dúvida...

Anónimo disse...

Fria Calculista, vais morrer sozinha.

Ana Silva

Rachelet disse...

Maat, os meus parabéns!
Conseguiste mobilizar o ódio de gente que prescinde do seu tempo de qualidade (quiçá até com os seus irmãos!) para vir aqui, ler, pensar (?) numa resposta, abrir a caixa de comentários, escrever as palavras de verificação (é impressão minha ou o blogger pôs isto mais dificultado?) e voltar para nova dose.

Agora sim, chegaste a outro nível!

Maat disse...

@Rachelet: não brinques... aposto que nem tu, que tens um blog super conhecido e espectacular, tiveste 6000 visitas num dia! se eu sabia disto, tinha começado logo com este post, em Agosto de 2009. sabe-se lá onde eu estaria agora. ehehehe
é que ainda nem consegui começar a trabalhar, os comentários estão sempre sempre a chegar. agora sei o que sentem as pipocas e arrumadinhos e kitty fanes por essa blogosfera fora :)

e sim, o blogger é mauzinho, às vezes nem eu, que sou a dona do blog, consigo passar a verificação.

Rachelet disse...

Que nada conhecido, mulher. Eu nem às 200 por dia chego. Olha, devia escrever um post sobre todas as pessoas que conheço que têm irmãos e que não podem com eles (por acaso, mas só por acaso, são mais do que as que têm e os adoram).

É engraçado como as pessoas levam a sério a opinião pessoal de alguém que não conhecem. Ninguém lhes aponta pistolas para lerem (muito menos para comentarem, com a dificuldade que isso implica ali com as letrinhas tortas da verificação), mas a bloga é um poço de gente cheia de valores e brio, não haja dúvidas!
Aposto até que na «vida real», também são assim, sem papas na língua, a despejar ao patrão, marido e sogra o que os incomoda! Ah valentes!

Maat disse...

é mais conhecido que o meu. ERA, porque agora o céu é o limite :)

bem, algum dia teria de levar com a praga dos anónimos, fenómeno que ainda não tinha chegado ao meu blog. não pensei é que fossem centenas e todos de uma vez. é o preço da fama :)

ines disse...

Claro que os filhos únicos adoram ser filhos únicos! Podem é ser menos adorados, já que não cresceram com a tremenda lição de vida que nos prepara para o mundo que é precisamente "partilhar".
Nem toda a gente que é filha única é mimada e egoísta. Mas o teu blog, devo dizer, é uma prova tão grande de que segues a regra...

Anónimo disse...

"Não me parece que ser filha única seja assim tão mau. Aliás, sempre pensei nisso como uma vantagem. Tenho a atenção toda para mim."... e mais uma vez: "Comigo não haverá chatices, é tudo para mim.".. sera impressao minha ou és um bocado egoista, mimada e uma pessoa que nao tem qualquer tipo de sentimentos? ter irmaos nao e dividir os sentimentos e os objectos que sao dados , é sim partilha los e como e obvio que serao em muito mais quantidade. nao sabes mesmo do que falas .. um irmao faz-te falta

Anónimo disse...

Ser se reconhecido negativamente não é motivo de gaudeo! Mas realmente, fico sem palavras, devia ter vergonha do que diz, como diz, a sua opinião, são dejetos sobre forma escrita, mas compreendo. Que percebe você de amor? De partilha? De amizade? De cumplicidade? E não me refiro à cumplicidade do seu teclado, que percebe você o que é ter irmãos, e do que implica? Mais objectos? Mais atenção? Se tivesse tido mais atenção, provavelmente não seria tão limitada de pensamento, de sentimentos nobres, mas também não se pode exigir muito de si, que perde tempo a dizer mal de tudo, na esperança que o mundo ouça os seus miseros ecos, vai continuar assim, até que um dia tudo o que diz e faz a faça aprender com dor e arrependimento. Mas ainda bem que os meus pais não pensaram como os seus, e me deram mais atenção, e mais valores. Pq comparativamente consigo eu posso dizer: sou tão feliz! Consigo dizer o que gosto, assumir culpas, pensar a 2,3... Lembrar me do meu próximo e partilhar. E você? Consegue partilhar algo mais do que a diarréia crónica mental que padece? Seja feliz.

AR disse...

Deixa que te diga que estás muito certa. Eu tenho um irmão mais novo e deviam era ter compaixão de quem tem irmãos a viver na mesma casa!
Já fui filho único e era mais feliz do que agora. E não tem a ver com ter metade do quarto ou dos brinquedos porque os meus pais podem dar brinquedos e um quarto a cada um.

Anónimo disse...

Deves ouvir lacrimosa o dia todo!

Maat disse...

lacrimosa a banda ou lacrimosa do mozart? por acaso gosto bastante dos dois. ainda bem que lembras, já não ouço há muito tempo.

Anónimo disse...

Logo vi que usavas espartilhos no sítio errado! Isso passa com a idade... És ousada de facto. Porém demasiado pouco inteligente, demasiado até, fazendo me ter pena, mas daquela mesmo miserável, tenho pena de ti, muita, por achares que a rebeldia, é frontalidade, que o ser anti social,é o que és, queres marcar diferença, possivelmente já não o podes fazer com o vestuário, então tentas com estas infelizes crônicas, tenho pena pq a única coisa que te move, são respostas onde a gestão de conflito não existe, e só respondes ao que não interessa. Deves andar nervosa, daí não teres 2 dedos de testa, para pensar no que dizes, e as respostas serem apenas qdo pensas que controlas o tema, ou nem isso, ironizas com o que menos interessa, és melindrosa, cheia de medos, e insegurança, caso contrário, não terias a postura que tens, de arrogância, de má educação, pq mau feitio, tu não tens, mas falta de amor próprio, pq resignaste te como infeliz que és, culpado o universo, e nem paraste um pouco para pensar que te podes tornar uma pessoa melhor. Mas tenho compaixão por ti, e ultimamente esses nervos cada vez que comentam algo ficas irada... Por isso perdoou te essa tua maneira de ser. E deixo te com um beijo misericórdioso. Daqueles que te fazem falta, e que anseias.

Anónimo disse...

Se fosse mozart, provavelmente não serias assim certamente. O que se justifica ao ouvires a outra opcao, já que é algo demasiado triste, e repleto de show off como tu. convido a quem não entende esta triste alma a ouvir, poderão assim perceber e ter compaixão,tolerância. Pq devemos meus amigos!

Anónimo disse...

Depressa vai acabar porque apenas foi uma
Vaga de admiradores do Markl a virem ca ler a a porcaria dos teus posts. Da-lhe uma semana para passares a ter menos visitas ;)

Anónimo disse...

Quando fores mais velha e tiveres de cuidar dos teus pais em tua casa e dos teus filhos que estarão nessa altura na adolescência, parece-me que vais desejar ter tido uns quantos irmãos para ajudar nesta fase difícil! Já vi esse filme várias vezes!!

Anónimo disse...

Qual que? Uma pessoa isenta de sentimentos e q apenas se preocupa com os atritos das partilhas, achas mesmo que se vai preocupar com eles quando viver tiver que cuidar deles? Sabemos mesmo o que vai acontecer.

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

è o meu maior desgosto ser filha única ... Adorava ter alguém com quem partilhar...enfim...

utilizadores online