05 dezembro 2011

Da diferença

Não gosto deste moda de dar nomes chiques às crianças. Nasce um menino e é o Martim, o Dinis, o Santiago, o Afonso. Noto que isto verifica-se especialmente nos rapazes, as raparigas já têm nomes mais normais, tipo Matilde e Íris (...). Mas que é que se passa que toda a gente dá nomes de reis aos putos? Eu não tenho filhos, mas, se tivesse, de certeza que nunca lhe chamaria Gaspar. Aposto que ele nunca me perdoaria. Assim como eu, que me chamo *Maat*, que é um nome vulgar e já assim não gosto muito, se me chamasse Antonieta acho que nunca mais falava com os meus pais. Isso tem directamente a ver com o grau de chiqueza (ou mania) dos pais. Se forem armados em chiques, de certeza que vem um Tomé a caminho.

7 comentários:

Pusinko disse...

Ou podem simplesmente gostar dos Nomes?
Chamar Dinis a 1 puto é normal e bastante aceite. Gaspar ou Goncalo nao é ofensivo. É menos vulgar, no entanto. Felismino, Gertrudes, Sancha ou faz-me confusao.
Joao, Duarte ou Fernando, Henrique ou Manuel também sao nomes de reis usados desde sempre.
Mas tens razao. Virou moda dar nomes incomuns à canalha.
Antes isso que adaptacoes estrangeiras...

stantans disse...

já não aguento ver putos chamados Afonso, Martim, Madalena, Beatriz... alguns nomes até são bonitos, mas o que é de mais é erro

Clara disse...

aqui há 12 anos quando a minha filha nasceu "Matilde" n era um nome vulgar, há poucas da idade dela.

no entanto agora são aos milhões, uma tristeza.

a mim o que me irrita é os nomes repetidos ao infinito, tipo Beatriz, Mariana, Maria, Martim. falta de originalidade, caramba.

Quel* disse...

Acho que não vai da "chiquesa" das pessoas mas sim dos gostos.
Não consigo concordar com a Clara. Se nós gostamos de um nome e o damos ao nosso filho, não podemos estar a espera que mais ninguém o faça. Quer dizer, se nós gostamos porque é que os outros não podem gostar?

Clara disse...

é porque os nomes para mim são como uma peça de roupa, posso achar gira se vir numa montra mas entretanto se reparar que há metade da população feminina a usar essa peça, deixo de gostar, passa a ficar banal [e enjoativa].

Isabel disse...

Não é que desde ontem gosto de Amélia!

Anónimo disse...

Não lhes chamaria nomes chiques mas antes nomes antiquados.
Gosto de nomes modernos e não suporto nomes como Matilde, Leonor (e tenho uma tia Leonor) e outros que tais. Nem vou comentar Sancha, Benedita ou Carlota.
Mil vezes Cátias Vanessas.

utilizadores online