06 outubro 2011

Da crença

Não gosto daquelas pessoas que acreditam em coisas estranhas. Um colega meu, que eu até tinha em boa consideração, disse-me que se fica com diabetes não por comer muitos doces, mas por não se ter horas para comer. Ri-me na cara dele, claro. Se fosse por isso, 90% da população tinha diabetes. Gosto também daquela crença das nossas avós que dizem que as mulheres não podem comer lulas quando estão com o período. Ou que cortar o cabelo ou unhas quando a lua está em quarto crescente fá-los crescer mais rápido. É um tipo de conhecimento empírico engraçado, mas inútil, parece-me. Na era tecnológica que vivemos, acho que já não faz sentido existirem pessoas que acreditam neste tipo de coisas. E pessoas novas, com acesso à informação na ponta dos dedos. Eu ouvi dizer que cresce o nariz às pessoas que espalham falsos boatos.

4 comentários:

Aflito disse...

Na terra dos meus pais há merdas dessas a dar com um pau.

Então a panóplia de cenas que as grávidas podem ou não fazer é demais.

Há-de haver sempre gente que vai acreditar nessas merdas.

Anónimo disse...

Em algumas dessas crenças há um fundo de verdade. É claro que não podem ser levadas tão a sério como os avós levavam! Por exemplo, o cabelo e as unhas crescem realmente mais rápido na altura do quarto crescente - se tivermos em mente o efeito que a lua tem sobre as marés e a que a maior parte do nosso corpo é composto por água faz sentido - se bem que a diferença seja ligeira.

O facto de não comer a horas não provoca diabetes mas pode piorar a condição de quem já sofre da doença.

Quanto às "crenças" do período, essas realmente não têm pingo de verdade e sempre foram propagadas (na minha opinião) para que a mulher não esqueça a sua condição de subserviência impedindo-a de um monte de tretas: não poder comer certos alimentos, não poder amassar o pão, não poder colher frutos das árvores, não se poder lavar e por aí afora.

Maat disse...

ahahahaha essa de não se poderem lavar é demais!

mfc disse...

Olha que há de tudo...
Não vês que as sondagens ainda dão mais votos a este governo!!!
Já acredito em tudo!

utilizadores online