24 agosto 2011

Da confiança

Não gosto que pessoas que não conheço me tratem por tu. Acho um abuso de confiança. Se são pessoas com quem lido normalmente, acho horrível tratarmo-nos por você, não faço nada questão disso e sou a primeira a sugerir um tratamento mais informal. Mas se são pessoas que nunca me viram na vida, acho que é necessário algum respeito e distanciação. Tem-me acontecido com frequência nos últimos tempos, em lojas especialmente. Fico aborrecida, mas, para me consolar, costumo pensar que é por parecer muito mais nova do que aquilo que sou e ter aspecto de adolescente. E às vezes acabo mesmo por ficar com um sorriso (disfarçado) nos lábios.

7 comentários:

Este Blogue precisa de um nome disse...

Também não gosto, mas por exemplo aqui na blogosfera trato (quase) toda a gente por tu. Conto tanta coisa aqui e leio tanto que sinto uma certa "intimidade" para o fazer :)

Numa loja acho o cúmulo! Beijo :)

Maat disse...

na blogosfera não conta! eu também trato toda a gente por tu :)

Ana disse...

Por acaso, hoje acabei por falar mais ou menos no mesmo tema, se bem que me refiro a outro tipo de situações em particular.
A mim não me incomoda nada que me tratem por tu, tirando um ou outro contexto a nível profissional (clientes da empresa, por exemplo). Confesso até que me irrita quando me tratam por você e a tendência é sempre a de pedir, logo de início, que não o façam.

António disse...

Compreendo que tudo tenha que ter meio termo...e até eu próprio me sinto "desconfortável" quando alguém que não conheço de lado nenhum me trata por tu...mas a verdade mesmo é que já mandei pessoas para todo o lado tratando-as por você...e não foi por isso que as "respeitei" mais...óbvio que percebo o que dizes...mas acho que tudo acaba sempre por ser uma questão de não ser 8 ou 80...enfim...meio termo! =)

Aflito disse...

O que é que é o meio termo entre tu e você?

Tucê?

Isabel disse...

Eu cá também não gosto nada dessas confianças!

KitaThinkPink disse...

Por acaso é coisa que não me cai nada bem.... sempre que isso acontece opto por tratar a pessoa por você de forma q que ela se toque e deixe o tu para outra pessoa. Muitas das situações tira todo o profissionalismo da coisa..... :)

utilizadores online