12 julho 2011

Do casamento II

Não gosto de casamentos. Não do acto em si, isso até acho bonito, as pessoas comprometerem-se para uma vida (ou não...). Não gosto do que se tornaram os casamentos. Primeiro, são TODOS iguais. Mas mesmo todos. Quem foi a um, já sabe como vão ser todos os outros casamentos. Igreja, quinta, fotos com os noivos, comer até cair para o lado, dançar, comer mais, apresentação (powerpoint ou outro mais avançado) com fotos dos noivos/amigos/família, distribuição das lembranças, comer ainda mais, cortar o bolo com o respectivo fogo de artifício, comer mais, cair de bêbedo e vir embora semi-consciente. Todos iguais. Alguns têm umas pequenas variações, como ter karaoke, ou em vez de fogo de artifício terem 'cortina' (igualmente piroso), mas vai tudo dar ao mesmo. Para além de ser tudo piroso, é tudo igualmente caro, ou caríssimo. Os preços para tudo relacionado com o casamento são inflacionados cerca de 300%. Gastam-se milhares e milhares de euros para ter uma festa com pompa e circunstância, que acaba por não ter o significado que se pretende. A maioria dos convidados não vai lá porque quer ver os noivos casarem-se, vai lá porque quer comer. Não haverá outras formas de celebrar um casamento? Alguém já foi a algum casamento que não tenha sido assim?

11 comentários:

Espiral disse...

Pessoalmente adoro casamentos.

E sim são quase todos iguais. Já fui a um menos igual, mas normalmente como só vou a casamentos de pessoas que gosto muito, ando sempre metade do tempo comovida =)

Ehehehe

Filipa disse...

Já eu, adoro casamentos. E tal como a Espiral, apenas vou aos daquelas pessoas que me são mesmo muito especiais, por isso diverto-me imenso, comovo-me imenso. Resumindo, adoro!

Andorinha disse...

Maat, eu sou toda uma especialista em casamentos. Sem exagero, fui a 50 até agora. Em 3 anos (dos 25 aos 28) fui a 29 casamentos e não fui aos de família. Tenho uma rodagem tão grande que já cheguei ao cúmulo de repetir quintas e fotógrafos (que vergonhasamente reconheceram o meu vestido que foi a + de 10 casamentos, tipo farda...foi caríssimo, havia que amortizar). Eu tenho mesmo mtos amigos, não me perguntes como é que eu faço...
O próximo casamento é em Setembro, e vai ser na Costa da Caparica na praia. Ninguém tem de ir de fato, nem o noivo vai. Podemos ir de havaianas e sombreros ;) Pralém destes já fui a um casamento em Zaragoza e entre a igreja e o local da recepção vai-se de bar em bar pelo centro da cidade até chegar ao hotel onde servem o jantar.
No casamento duma das minhas melhores amigas, eramos 80 pessoas e havia DJs amigos a porem música da boa, como se estivesse no Fragil, eram todos jornalistas e a pancada era forte. As entradas eram todas à base de empadinhas e folhados, tudo mto simples e barato e foi de lamber os dedos. Foi mesmo uma festa, nao propriamente um casamento.
Noutro casamento em que o noivo e os amigos eram músicos, não havia banda, havia instrumentos alugados e eles estiveram a tocar uma noite inteira, noivo inclusivé.
No casamento do Pai da minha prima, enqto os noivos estavam na capela minuscula da quinta deles, os empregados da quinta abriram os pipos de vinho branco gelado e fomos bebendo durante a cerimónia. Qdo chegamos à mesa os desconhecidos já eram conhecidos (e bebados) e fora a minha Mãe e a minha Tia Avó não ficou ninguem direito, nem o meu Pai! Mas foi dos casamentos mais divertidos a que fui. Dia 15 de Outubro vou a um com 50 pessoas em Barcelona e sao dois graaaandes amigos, e vou pq quero mesmo vê-los dar o nó e gritar de alegria a pulmões: Viva mi Laurita! Tem 43 anos, vai casar no civil, e mudaram a data do casamento de Setembro para Outubro só para eu poder estar presente.
Tenho pena de não ter ido ao casamento dum grande amigo na Alemanha. Já fui a muitos casamentos "parecidos" como tu dizes, mas há sempre um detalhe diferente. Tenho uma amiga q qdo casou convidou as pessoas mais importantes desde q tinha 3 anos de idade até aos 30. Juntou-nos numa mesa, e nós q andamos todos na mesma escola, nao nos víamos há mais de 10 anos e adoramos.
Há tantos detalhes e coisas bonitas que fazer a diferença...
Desculpa o testamento! Espero que tenhas gostado das minhas experiências e que te animem o dia :)

Maat disse...

@Andorinha: eu tenho ido a muitos, mas tu bates-me aos pontos! e sim, pela descrição que fazes parecem-me ser casamentos fora daquela ideia preconcebida de casamento. às vezes bastam pequenos pormenores mas que fazem grande diferença. e que no fundo também acabam por agradar bastante aos convidados. claro que o casamento tem é de agradar aos noivos e desde que eles gostem, tudo o resto é secundário, mas acabo por me fartar por já saber tudo o que vai acontecer. eu não idealizo nada do género para mim, aliás faz-me um bocado de espécie todo esse ritual. já pensei ir ao registo sem ninguém saber e casar-me quase em segredo. mas claro que nem todos somos iguais e cada um quer e gosta de coisas diferentes. mas eu gostava, uma vez pelo menos, de ir a um casamento e pensar 'quem me dera que o meu fosse assim...'.

Andorinha disse...

Maat, vivi em 3 Países diferentes, e em 7 cidades diferentes. Tinha (e tenho) grupos grandes a que pertenço e uma capacidade pouco usual de "ler as pessoas" o que faz com que se sintam à vontade comigo em 3 horas. E sou péssima a dizer que não ;)
Já fui a um ou dois em que pensei: o meu havia de ser assim. Se é que algum dia encontro um gajo que me ature ;)
Também já fui a muitos q foram "chapa 4", mas é porque normalmente os Pais metem o bedelho e os filhos são obrigados a alinhar.E sinceramente pq há mta falta de imaginação e de como fazer algo com pouco dinheiro. Tenho uma amiga que alugou um parque de diversões na Póvoa de Lanhoso por tuta e meia pq aquilo está abandonado, e pos os amigos todos a bulir e a construir o espaço dois dias antes. Ela chegou de slide ao altar (pq o Pai tinha falecido) e o noivo nao tinha fato, estava com uma camisa branca q tinha sido pintada pelos amigos. E no fim havia churrasco pra toda a gente, e nao houve cá gastos incríveis. Eu gostava q o meu casamento fosse assim. Ou como o da praia dos meus amigos. Tb tenho amigos q se casaram no registo sem mais ninguem q as testemunhas e os Pais e sao mto felizes. Tb fui a um casamento em Espanha em q a ceia, em vez de ser marisco, eram hamburgueres e tivemos uma autêntica discoteca montada. Não havia bancos pras pessoas mais idosas, só ficou quem quis dançar ou beber copos, como se fosse num bar.
Só não cases em Las Vegas q aquilo é deprimente, de romântico e íntimo tem zero. Só tem piada nos filmes!

Maat disse...

sim, Las Vegas é super deprimente. já mais pessoas me disseram isso.
tudo isso que disseste reforça mais a ideia de que não é preciso gastar muito dinheiro para fazer uma festa gira e que toda a gente goste. é preciso é sair um bocado do tradicional e não ter medo de não oferecer charutos e velinhas de cheiro :)

Andorinha disse...

Normalmente os noivos têm uma caixa de cigarrilhas pra mim e velinhas de cheiro pras outras miúdas todas! E por acaso acho q nos últimos casamentos nao houve lembranças...realmente é tudo uma questão de termos amigos mto à frente ;) Fica bem miúda, e respira fundo!!

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Eu casei pelo civil ha 9 anos e tal...
...e este ano casei religiosamente, numa praia do Mexico, só nós dois e o sacerdote, vestido rosa choque, casamento marcado à pressa, no dia em que faziamos 13 anos de namoro, que por acaso é o dia cinco de maio (arriba mexico!). Original q.b.?

Maat disse...

@framboesa: :O odeio-te... isso é... super espectacular. estou verde de inveja :) e parabéns (pelo casamento e pela originalidade)!

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Só para chatear:
http://tempestade-num-copo-de-nada.blogspot.com/2011/05/o-nosso-dia.html

(e agora não me rogues pragas que vou para o dentista)

Isabel disse...

Adoro casamentos, mas a ideia que tenho para o meu casamento é ir ao registo sem ninguém saber, é que não estou interessada em gastar o que muito me custou amealhar ou em empenhar-me para os 10 anos seguintes.
E já fui a vários casamentos na praia, muito cool!

utilizadores online