15 julho 2011

Da exclusividade

Não gosto que toda a gente goste das coisas que eu gosto. Ontem fui ver 'Que Vergonha Rapazes', onde o Miguel Guilherme cita textos de humor de autores portugueses. Ora um dos textos era uma das crónicas do mestre Miguel Esteves Cardoso, sobre os palavrões (se não me engano do Causa das Coisas). Ora eu já conheço aquilo há anos e anos e confesso que me custou um bocadinho ver toda aquela gente, que se calhar nunca leu nada do MEC, estar ali a rir-se às gargalhadas com um texto dele. Agora aposto que vão todos comprar os livros dele e ser super fãs. Quando eu já sou há anos. É tipo quando gostamos de uma banda desconhecida e ficamos um pouco tristes quando ela ganha mais notoriedade e toda a gente gosta. Parece que são um bocadinho menos nossos.

4 comentários:

Pusinko disse...

Pois, entendo o que dizes. No entanto, convenhamos que o MEC é pra lá de conhecido e a maioria das pessoas já leu crónicas dele.
Algumas, então, são tão clássicas que quase toda a gente leu algures ou recebeu por email.
Há outroa autores portugueses com veia de comédia que se pode gostar com muito mais exclusividade.

Maat disse...

sim, eu sei. todos os adolescentes adoram o MEC, por exemplo (ele próprio se queixava da tenra idade da maioria dos seus fãs), mas mesmo assim de certeza que havia lá alguém que não o conhecia e que vai passar a conhecer :)
quando recebo textos dele por mail fico fula! ahahaha

Espiral disse...

Gostam porque muitos dos textos dele são muito aliciantes em termos literários para essa faixa etária. Porque tem muito de cor de rosa mesmo não parecendo juntando muito de trágico que grada a adolescentes.

Pessoalmente conheci-o aos 9 anos (ninguém me bate em termos de tenra idade... lol) Comprei o livro o "Amor é fodido" porque gostei do titulo. Já o li várias vezes, em várias idades, e epá é mau. Pronto. Crucifiquem-me. =p


Mas ao contrário do que pode parecer, adoro o Mec. Ele é poderosos nas crónicas. Tem inteligência para as saber fazer com o impacto certo.

Mas percebo a ideia do texto. Pessoalmente não gosto de algo só porque a carneirada gosta. Tipo percebo lá agora o facto de toda a gente gostar de Casios, ainda há dois anos era o cúmulo da bimbalhice.

E também há bandas, tendências, escritores, etc, que gosto muito antes dos outros gostarem, mas pronto. Desvantagens de ser dos que opinão e não dos que seguem =P

Maat disse...

Espiral, eu que sou uma grande fã dele também odiei 'o amor é fodido', mas amo as crónicas. tenho o outro romance dele, o 'cemitério de raparigas', mas ainda não peguei nele. não tenho muita fé nele como escritor de romance, acho que ele é perfeito para as crónicas. mas eventualmente terei de lhe dar uma oportunidade :)

utilizadores online