Não gosto de falar com pessoas gagas. Não que tenha algo contra elas, nada disso, mas quando não conseguem dizer uma palavra eu tenho a tendência natural para completar. E eu não sei se gostam ou não que faça isso, pode eventualmente ofendê-los, não sei. Mas também não me consigo conter, por isso gera-se ali uma situação estranha para mim. Será que os estou a ofender ou a ajudar? Alguém que me esclareça por favor.
4 comentários:
Estás a ofender. Sei disso porque faço exactamente a mesma coisa, e um amigo meu gago, depois de já nos conhecermos há uns tempos e ter confiança comigo lá me confessou que odiava que eu o fizesse. Agora tento controlar mais o impulso de completar as palavras, mas às vezes é complicado.
hmmmmm, sendo assim vou tentar controlar-me. é complicado, porque é tão fácil para nós terminar as palavras que eles não conseguem dizer... mas realmente nunca tinha perguntado a ninguém directamente, por isso não sabia se estava a fazer mal ou bem. obrigada.
na mesma linha, mas um bocado diferente, é quase como ajudar pessoas de cadeira de rodas. conheço duas e sei agora que eles não querem a ajuda de ninguém, a não ser que a peçam. eles já estão habituados a usar a cadeira, a tirar e meter no carro, por isso ajuda só quando solicitada.
Pode não ser tanto a parte do ofender, mas isso induz uma pressão maior (mesmo inconsciente) nos gagos o que pode dificultar ainda mais a sua expressão... =)
É dar espaço, dar espaço =)
A mim também me causa uma certa aflição vê-los com tanta dificuldade em terminar as palavras, mas mesmo assim, e mesmo que já tenha entendido o que me querem dizer e muito raro completá-los. Pelos vistos, ainda bem que não o faço (:
Enviar um comentário