22 fevereiro 2011

Da Espanha II

Não gosto da mania que (quase) todos os portugueses têm que sabem falar espanhol. Falar espanhol não é falar alto e falar português com sotaque. Quase todos os portugueses acham que falam espanhol fluente só porque sabem dizer 'me gusta mucho' e 'sí cariño'. Não, pessoas, falar espanhol não é repetir deixas de filmes porno. Para saber falar uma língua têm de saber bastante vocabulário, regras gramaticais, vários tempos verbais e muitas outras coisas. Quem sabe falar espanhol são as pessoas que realmente estudaram espanhol ou, eventualmente, pessoas que moraram lá anos suficientes para aprender a língua. Agora por favor parem de pôr nos vossos currículos que sabem falar espanhol, quando tudo o que sabem se reduz a expressões como 'gracias' e 'buenos dias'.

4 comentários:

blackstar disse...

Digo isso tantas vezes! Ainda há dias coloquei no Facebook que gostava de ver um teste de Espanhol de todos aqueles que adicionaram às suas línguas o castelhano!

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

LOLOL...ri mesmo!
Compreendo-te perfeitamente! Por causa do marido ( o tal do comentário que deixei no outro post, cuja família é espanhola) eu percebo muito bem castelhano...mas, e apesar de ter tirado um curso de castelhano, não falo tão fluentemente quanto gostaria, por isso limito-me ao que sei...Nem no CV meti esse curso que tirei porque estou consciente das minhas limitações...Mas há maltinha que realmente, pensa que basta enrolar a "léngua" e "háblare" mais alto, que tumbas: já estão a falar espanhol...

Isabel disse...

Eu já soube falar espanhol, agora estou tão afastada que acho que já esqueci tudo. Continuo a perceber, mas acho que se tiver de falar vão faltar-me as palavras.

Pusinko disse...

Eu morei 1 ano com uma espanhola e 2 alemãs. O meu alemão era igual ao inglês da moça (muito fraquinho) e era uma salgalhada. Em espanhol só para mim e a responder em português. Aprendi o suficiente pra não me armar em carapau de corrida com portunhol e obrigá-los a perceber português em slow motion, tal como ela fez comigo. E bem que resultou

utilizadores online