28 março 2011

Do respeito

Não gosto que brinquem com comida, nem que a desperdicem. Às vezes vejo crianças, ou mesmo adultos, a brincarem com comida e não gosto do que vejo. Não sei se é uma questão de educação, mas não fui habituada a isso. E penso sempre que enquanto alguns brincam, outros têm falta. E isso é suficiente para ter respeito pelo que como e mesmo pelo que deixo no prato. Custa-me imenso deitar comida fora e só o faço quando tem mesmo de ser. Só não como coisas com bolor porque podem fazer-me mal. Mas sou capaz de comer pão de 3 ou 4 dias, tostado nem se nota. E não é passar necessidades, felizmente. É por não gostar de desperdiçar. Por isso, acho que devíamos ensinar as nossas crianças desde cedo a respeitarem a comida. Os adultos... esses se não aprenderam até agora, infelizmente já não me parecem que vão a tempo.

4 comentários:

kiss me disse...

Concordo contigo. Quanto ao pão, uma dica: quando tiveres pão assim duro, borrifa-o com umas pingas de água (pode ser com os dedos mesmo) e leva-o ao forno. Parece fresco depois! E quentinho ;)

Meio Palmo disse...

Sim, não estamos em tempos de desperdiçar... muito menos comida!

Isabel disse...

Não suporto essa coisa de desperdiçar comida ou de quem faz cara feia ao que está no prato. Pior, dá-me urticária ouvir chamar nomes feios aos alimentos, do género “isso é uma m_rd@/porcaria”. Como é alguém diz isto? E como é que outro alguém não chama a atenção?
Nunca deixo nadinha no prato e o que fica no tacho é para o dia seguinte ou seguintes, é enquanto houver. E quanto a alimentos fora de prazo, não compitam comigo! Os iogurte, normalmente, como-os até quase 2 meses depois da data, etc, etc. E quanto ao bolor, se for no queijo, dá para limpar/tirar. Marcha tudo!

Maat disse...

fico muito feliz em ver que vocês fazem o mesmo e não sou a única. quando algumas pessoas me vêem a comer iogurtes fora do prazo é quase como se estivesse a matar alguém, ficam com aquele olhar de pena/nojo, tipo 'vais comer isso?...' por favor, não sejam tão picuinhas. eu estou farta de tentar explicar que o prazo é meramente informativo, os alimentos podem estar bons muito tempo depois do o prazo ter terminado, como podem estar estragados antes do final. não é uma verdade absoluta. e distingue-se muito bem um iogurte bom de um estragado.

utilizadores online