05 abril 2013

Da mania

Não gosto de médicos. Já falei disso aqui, mas preciso de falar de novo. Cada vez mais acho que os médicos têm a mania. Não todos, que ainda há médicos muito bons no que fazem e com grande respeito pelos pacientes, mas tenho encontrado cada vez mais médicos emproados. A parte da espera nos consultórios é uma questão que me tira do sério. Já decidi que não mais esperarei. Secas superiores a meia hora só por motivos de força maior (uma operação demorada, por exemplo) e com pré-aviso. Numa das últimas consultas que tive, esperei para cima de uma hora e a tipa que me atendeu ainda foi super antipática. Escrevi uma reclamação no site da instituição mas não obtive resposta. Acho que já chega de não querer saber das pessoas, afinal somos nós que lhes damos trabalho. Para vocês não acharem que sou eu a exagerar, tenho uma amiga médica e ela própria admite que os médicos em geral são pessoas com a mania. Ela diz que nota diferença de tratamento quando não sabem que ela é medica e quando sabem. Uma parvoíce, portanto. Não sei se é isto que lhes ensinam nas faculdades, eu julgava que não, mas parece que pelos vistos têm é uma cadeira, que vale muitos ECTS, que se chama 'Títulos' e à qual todos passam com distinção. Ai de quem trate um médico com doutoramento por Doutor e não por Professor. E quem não trate qualquer um deles por Senhor Doutor. Mas este não é um problema exclusivo dos médicos, por isso vou reservá-lo para um novo post, brevemente.

5 comentários:

Cat disse...

Eiii eu não tenho a mania! Mas há muitos médicos mais velhos que sim, que vivem na certeza de que ser médico confere um certo status. Não há uma cadeira que nos ensine isso mas há todo um ambiente propício ao snobismo e à cagança a quem já tiver uma certa pré-disposição para isso (que são muitos!). Nunca me esqueço do discurso de boas vindas no 1º dia do curso: "vocês são a nata da sociedade", ah ah ah ah! Percebi logo onde me estava a meter! Também não gosto de títulos. Abri agora conta num banco ao abrigo de um protocolo com a Ordem dos Médicos e, no cartão multibanco puseram o título "Dra. Cat..etcetc" SEM ME TEREM PERGUNTADO SE QUERIA. Fiquei lixada e pretendo ir pedir um novo. É uma coisa muito cultural, nem lhes passa pela cabeça que um médico possa não querer o título ali escarrapachado.

Isilda disse...

Pensei que eu era a única a pensar assim.
Eu odeio ir ao médico!Tem-se de se esperar pela vez durante horas e os remédios que receitam nem sempre são certos...
É escusado fazer reclamações Maat,porque como em qualquer entidade colectiva,eles nunca respondem/não têm consideração pelos clientes.O máximo que pode acontecer é arranjarem desculpas.

Lia disse...

Mas um doutorado é doutor. Ponto. E sim, há imensos doutorzecos com a mania!

Pusinko disse...

Medico com doutoramento ou qualquer pessoa com doutoramento é doutor. Ser professor sao outros 500 e normalmente mete politicas e extras pelo meio.
Quanto a esperar no consultório é rarissimo acontecer mais de 20min mas, se fosse caso repetido bem que saia e reclamava uma e outra vez. O tempo perdido nao se recupera :-\

Maat disse...

@Cat: "vocês são a nata da sociedade"??? nem me devias ter contado isso. esse discurso dá-me vómitos. ainda bem que percebes o meu ponto de vista e não fazes parte dessa cambada de empertigaitados :)

utilizadores online