23 novembro 2012

Da avidez

Não gosto quando estou a tentar sair de um elevador e as pessoas tentam entrar antes de eu sair. Pensei que esta era uma regra conhecida e interiorizada no mundo civilizado: nos elevadores, no metro, nos autocarros, nas lojas até, quando alguém quer sair e alguém quer entrar, quem quer sair tem sempre pioridade. Primeiro as pessoas saem, depois as pessoas entram. Isto não acontece por acaso, tem uma lógica: se um elevador está cheio e há mais pessoas para entrar, é óbvio que as pessoas que querem entrar não o conseguirão fazer antes que as demais saiam e o espaço fique livre. É uma regra simples e lógica, que eu sigo sempre. Mas ultimamente tenho notado uma vontade incontrolável de as pessoas entrarem nos elevadores onde estou, sem quererem saber de quem vai sair. A porta abre e lá estão as pessoas coladas à entrada, ficando furiosas se tentamos passar no meio delas. As pessoas querem claramente entrar em primeiro lugar, mas depois terei de as incomodar para conseguir sair... Às vezes, as pessoas irritam-me. Mas, como disse um amigo meu, elas não querem saber disso, é problema meu.

3 comentários:

teardrop disse...

Também costumo reparar que as pessoas ainda não perceberam que primeiro deixam sair e depois entram... enfim!

RCA disse...

É uma questão de massa crítica (peso e altura). Eu por mim não me importo nada que entrem antes de eu sair e espero também que eles não se importem de sair à minha frente enquanto avanço a direito.

Cynthia disse...

Isso deixa-me possessa! Não tanto nos elevadores, pq é raro meter-me num, mas em transportes publicos, nomeadamente comboio e metro. Mas a linha de pensamento dessa gente deve ser a mesma. Irrita-me sobremaneira e empurro toda a gente q tentar entrar qd estou a sair. Se ficarem mt ofendidinhos, temos pena e, se estiver virada do avesso, ainda ouvem. É de uma falta de civismo!

utilizadores online