22 maio 2012

Da publicidade

Não gosto de blogs de beleza/moda/esse tipo de blogs que vocês sabem. Não sou assim muito pessoa de tendências. Quer dizer, uso uma ou outra coisa que está na moda, mas no geral sou assim uma pessoa mais para o clássico (clássico querendo dizer roupa que se usa sempre e não roupa formal, que odeio). E no que diz respeito a maquilhagem, não costumo perder tempo precioso, especialmente de manhã, com isso. Acessórios só de prata, que sou alérgica a tudo o mais. Gosto de cremes, é o meu ponto fraco. Mas estes nem costumam aparecer muito nos blogs. Mas continuando a ideia, como dizia, e apesar de todas estas limitações, gosto de ver alguns blogs de moda, por curiosidade. Mas ultimamente, cada vez me apetece menos ir lá. Como alguém já disse na blogoesfera (talvez a Luna ou alguém no blog dela, mas posso estar errada), falam todos do mesmo. E não é coincidência, é publicidade. Uma pessoa lê um artigo sobre uns óculos, por exemplo da Vogue, que parece que saiu a nova colecção - não é publicidade, é ironia, para quem não percebeu - e até acha giro. Mas depois vai-se a ver e todos os outros blogs falam destes óculos (nem é preciso dizer os nomes dos blogs, toda a gente sabe). Ora isto não é coincidência. É publicidade disfarçada. Deviam fazer como em algumas revistas, que identificam claramente 'publireportagem'. Assim já sabíamos. Agora estar a tentar fazer com que uma coisa que é descaradamente publicidade passe por um artigo de opinião inocente... Talvez não tentem isso até, mas também não identificam como publicidade. Bem, isto tudo para dizer que já não acredito em nenhuma dica ou menção a qualquer marca ou produto que façam, acho sempre que têm sempre intuitos monetários ou interesses por trás. Não para nós, meros leitores, mas para quem recebe os lucros pela publicidade. Já sei que vão dizer que os blogs são pessoais e que cada um escreve o que quiser neles e quem não quiser não lê. E é precisamente isso que eu faço, não leio.

Sem comentários:

utilizadores online